Fraudes em seguros é um problema crescente que custa bilhões de dólares para as empresas em todo o mundo. Para muito além dos prejuízos financeiros, existe também uma outra série de impactos negativos que afetam outras partes envolvidas no segmento.
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São muitos tipos diferentes de fraudes em seguros, desde as mais simples até as mais complexas envolvendo múltiplas partes. Neste artigo, vamos explorar alguns dos tipos mais comuns de fraude em seguros e destacar como a tecnologia pode apoiar as seguradoras contra esses tipos de ataques.
Fraude de Sinistros
A fraude de sinistros é uma das mais comuns enfrentadas pelas organizações. Ocorre quando um segurado apresenta um pedido de indenização falso ou inflado, ou ainda, simula um sinistro que nunca ocorreu.
Essa fraude pode ser realizada por indivíduos ou grupos organizados e incluir a criação de falsas evidências. Alguns exemplos são:
- Falsificação de recibos, notas fiscais ou laudos médicos para comprovar o dano ou lesão e solicitar a indenização.
- Agravamento intencional, quando o segurado pode exagerar a extensão do dano ou lesão, a fim de receber uma indenização maior do que o valor real do prejuízo.
- Invenção de um sinistro que nunca aconteceu, a fim de receber uma indenização indevida.
Fraude de Documentação
Como o próprio nome já diz, é quando a documentação fornecida para a solicitação de seguro é falsa ou contém informações enganosas, como números de Seguro Social. Além disso, há casos como a omissão de informações relevantes para a avaliação de riscos e o roubo de identidade de outra pessoa para obter os benefícios.
Fraude de Cobertura
É quando um segurado tenta obter abrangência para uma perda que não está coberta pelo seu contrato de seguro. Também pode acontecer quando o fraudador solicita cobertura para uma perda que ocorreu antes da data de início do contrato.
A prática ilegal e que pode resultar em penalidades civis, criminais e administrativas para os fraudadores, pode ser amenizada se a empresa possui políticas claras e transparentes, que dificultem as ações.
Fraude de Prêmio
A fraude de prêmio ocorre quando um segurado fornece informações falsas para obter uma taxa de prêmio menor do que aquela que seria cobrada corretamente. Isso pode incluir a omissão de informações relevantes, como histórico de sinistros ou antecedentes criminais, ou a apresentação de informações falsas sobre sua ocupação ou estilo de vida.
Tecnologia como resposta-chave
A crescente sofisticação de esquemas fraudulentos exige das empresas prevenção e respostas rápidas. Pessoas mal-intencionadas exploram fraquezas e desenvolvem métodos cada vez mais criativos tanto para novos golpes quanto para reinventar métodos de aplicação antigos.
Com a utilização de tecnologias avançadas, as seguradoras são capazes de identificar padrões de comportamento suspeitos e detectar fraudes com mais precisão e rapidez. Para tanto, é necessário que elas implementem uma abordagem holística, que inclua medidas de segurança robustas.
Com a tecnologia, é possível realizar ações que envolvam:
- Identificar padrões de comportamento suspeitos;
- Examinar documentos de sinistros para garantir sua autenticidade;
- Realizar investigações detalhadas sobre qualquer sinistro suspeito;
- Verificação de identidade rigorosos;
- Verificação cuidadosa de todas as informações fornecidas pelos segurados;
- Procedimentos de avaliação de risco rigorosos.
Apesar da gama de possibilidades antifraudes que as tecnologias podem fornecer para uma seguradora, é necessário, porém, que este tenha o entendimento do que de fato vai solucionar os problemas de maneira mais completa e assertivas.
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