É chegada a hora em que as empresas revisitam seus maiores desafios e estabelecem o que pretendem alcançar para o próximo ano, bem como as metas e ações objetivas.
É nesse momento também, que o Gartner, uma das maiores consultorias em tecnologia do mundo, apresenta sua análise sobre as principais tendências que devem reger o próximo ano.
Antes de prosseguir com a leitura, leve em conta que, independentemente se sua empresa visa:
- Priorizar a experiência do cliente;
- Elevar o faturamento anual;
- Implementar responsabilidade social;
- Ou outro objetivo…
A tecnologia vai fazer parte da sua estratégia!
Separamos as 10 principais tendências estratégicas e tecnológicas para você estar preparado para acompanhar e alcançar os melhores resultados. Veja!
Principais tendências para 2023
O Gartner indica que 94% dos CEOs desejam manter ou acelerar a transformação digital impulsionada pela pandemia. Cada empresa deve determinar quais tecnologias serão mais relevantes para direcionar as tendências que melhor lhe atendem.
Para começar, a consultoria estabelece alguns princípios básicos para orientar as tendências. São elas:
- Otimização – Foco em melhoria de sistemas de T.I para maior confiabilidade, tomadas de decisão baseada em dados, olhando para a integridade do valor dos sistemas de Inteligência Artificial;
- Escalabilidade – Visa o aumento da velocidade de entrega de produtos e soluções verticais;
- Pioneirismo – Lida com exploração de novos mercados virtuais e oportunidades.
Agora acompanhe as tendências que poderão ser observadas por pelo menos os próximos 36 meses.
Imunidade Digital
A primeira tendência trate-se do sistema imunológico digital, que possibilita mitigar riscos em potencial e cria oportunidades com aprendizados a partir de falhas. De acordo com o Gartner, até 2025 as organizações que investirem na construção de imunidade digital vão aumentar a satisfação do cliente ao diminuir o tempo de inatividade em 80%.
A DIS (para inglês, digital immunologic system) possui funções como tecnologias de observabilidade, testes aumentados de inteligência artificial (IA), engenharia de caos, entre outros. Ela permite que seja feita a correção de incidentes e diminuição do tempo médio de resolução de problemas.
Observabilidade aplicada
Realizar operações de negócios em tempo real tem se tornado cada vez mais importante no mundo corporativo. O Gartner diz que a observabilidade aplicada deve se tornar tendência, pois se trata da aplicação de dados observáveis integrando recursos de aplicativos, operações e infraestrutura em uma abordagem altamente orquestrada.
O principal retorno ao se implementar elementos da observabilidade aplicada é a vantagem competitiva para os negócios ou processos de TI. Até 2026, 70% das organizações que aplicarem com sucesso vão alcançar uma latência mais curta para a tomada de decisões.
Gestão de confiança, risco e segurança de inteligência artificial
Também conhecido como TRiSM, sigla em inglês para Trust Risk & Security Management, essa tendência são recursos que garantem a confiabilidade, segurança e privacidade dos modelos de Inteligência Artificial.
A AI exige gerenciamento que os controles convencionais não possuem e o TRiSM chega como uma importante aliada para empresas se destacarem nos próximos anos. Com a aplicação do TRISM, as empresas vão poder alcançar uma melhoria de 50% nos resultados, no que diz respeito a metas de negócio e receptividade do usuário, até 2026.
Plataforma de Nuvem
Um ponto importante abordado no relatório do Gartner é sobre plataformas de nuvem que unem recursos de software, plataforma e infraestrutura como serviço. São serviços adquiridos separadamente, mas que atuam de forma pré-integrada e personalizáveis.
O método ajuda a adquirir agilidade para gerenciar cargas de trabalho acelerar mudanças de negócios e impulsionar a inovação. O Gartner prevê que até 2027 mais de 50% das organizações vão usar plataformas de nuvem integrada para acelerar suas iniciativas.
Engenharia de plataforma
O foco dessa tendência são os desenvolvedores e cientistas de dados. Ela vem como uma facilitadora, para otimizar a experiência do profissional e ao mesmo tempo acelerar a entrega de valor para o cliente.
Até 2026 deve chegar até 75% o número de organizações desenvolvedoras de software que vão implementar portais de autoatendimento para desenvolvedores. Além disso, 80% delas vão estabelecer equipes de plataforma como provedores internos de serviços, componentes e ferramentas reutilizáveis para entrega de aplicativos.
Soluções sem fio
É o momento de pensar em economia, confiabilidade, escalabilidade e redução de despesas. As empresas vão investir em uma integração entre diversas tecnologias sem fio, desde a computação do usuário final, até os dispositivos de ponta.
A justificativa é que as tecnologias sem fio estão deixando de ser um recurso de comunicação para se tornar uma plataforma de inovação digital mais ampla. Isso justifica o número crescente de empresas que usarão cinco ou mais soluções sem fio simultaneamente, chegando a 60% até 2025.
Superaplicativos
A revolução dos apps vem a partir de um modelo que possui um conjunto de recursos de ecossistemas, aplicativos e uma plataforma em apenas um software. É voltado para o usuário final, a fim de fornecer experiências únicas de aplicativos consistentes, criados de forma independente.
Até 2027, mais de 50% da população mundial será usuária ativa diária de vários superaplicativos. Momento importante para focar em oportunidades de negócios.
Inteligência Artificial Adaptável
Adaptação com rapidez é um dos pontos que mais vai gerar valor nos próximos anos. A inteligência artificial vai cada vez mais, acompanhar as mudanças de mercado em tempo real, em vez do uso de análises preditivas.
Será possível desenvolver, implementar, adaptar e manter rapidamente a IA em ambientes diversos da empresa. Empresas que atuarem a partir desse modelo vão superar concorrentes em 25% até 2026.
Metaverso
Bastante difundida em 2022, o metaverso pretende prevalecer pelos próximos anos, de acordo com o Gartner. Essa tecnologia vai impactar diretamente não apenas os lucros de uma organização, mas também no futuro do trabalho.
Até 2027 mais de 40% das grandes organizações em todo o mundo, vão criar soluções com Web3, computação espacial e gêmeos digitais no campo do metaverso, para aumento de receita.
Tecnologia Sustentável
Outro tópico bastante mencionado por grandes empresas e consultorias de pesquisa é sobre tecnologia sustentável. As soluções vão estar cada vez mais focadas em eficiência energética e nos materiais de composição das tecnologias.
Até 2025, o número de organizações que já vão ter estabelecido métricas de desempenho vinculadas à sustentabilidade vai chegar a 50%.
Como acompanhar as principais tendências?
Conforme citado na pesquisa, algumas tecnologias vão fazer mais sentido para algumas empresas do que para outras. É necessário avaliar o momento em que sua organização se encontra no processo de transformação digital e adaptar as soluções as necessidades do seu negócio.
Consideramos importante, contar com a parceria de uma consultoria focada nas melhores soluções, entendendo sempre o momento e o que vai gerar valor para cada cliente. Entenda como podemos te ajudar a acompanhar as tendências de mercado. Fale com nossos especialistas!