O ano de 2022 consolidou o mercado de Telecom principalmente com a tecnologia 5G. Apesar dos desafios, foi um ano de abertura para novas oportunidades, tendências e sobretudo investimentos.
As empresas de telecomunicações investem grande parte do faturamento anual em melhorias. Um dos motivos é que a área se afastou do modelo tradicional, que só atuava com conectividade e passou a ser um importante fornecedor de bases para o desenvolvimento de novas tecnologias.
Por outro lado, em todo o país as grandes empresas da área operam há algum tempo, lidando internamente com sistemas legados, enquanto necessitam acompanhar as inovações para o segmento.
Para que as ações internas e externas caminhem simultaneamente, é necessário se atentar às próximas tendências para o mercado e buscar as melhores soluções de acordo com os desafios de negócios. Acompanhem!
Tecnologia Cloud
Independentemente do segmento da empresa, a Cloud Computing vem sendo tendência de melhorias há algum tempo. A flexibilidade e a escalabilidade fornecidas pela solução ganham um plus, ao apresentar a Plataforma de Nuvem de Setor.
De acordo com o Gartner, a solução é uma combinação de software como serviço (SaaS), plataforma como serviço (PaaS) e infraestrutura como serviço (IaaS). Através dela as empresas de telecom podem criar iniciativas digitais em blocos.
A consultoria indica que até 2027 mais da metade das grandes empresas devem estar utilizando as plataformas de nuvem de setor como solução para inovação.
Veja também: Como gerar valor através de estratégia digital e tecnologia?
Otimização a partir de dados
O setor de telecomunicações é, sem dúvida, um dos que mais detém dados importantes capazes de gerar resultados expressivos, se bem utilizados. Porém, toda essa gama de informações costuma ser multidomínio e isoladas.
O agrupamento, controle e compartilhamento, por sua vez, acabam sendo precarizados, resultando em perda de oportunidades, custos operacionais altos e lentidão nos processos de inovação.
Existe a tendência de observabilidade aplicada, que nada mais é do que o uso de Inteligência Artificial para relacionar e analisar dados brutos em determinada conjuntura, gerando metadados ativos e passivos.
A empresa passa a ter dados observáveis em uma ação integrada, que permite análises mais rápidas e assertivas.
Tecnologia Sustentável
Somente as empresas de telecomunicações a nível global foram responsáveis pela emissão 2,6% de dióxido de carbono (CO2) em 2020, de acordo com o relatório da Associação Europeia de Operadores de Redes de Telecomunicações.
A tendência é que as empresas passem a promover a sustentabilidade da infraestrutura de TI e de acordo com o Gartner, até 2025, 50% dos CIOs devem ter métricas de desempenho relacionadas.
Existe a necessidade de adotar tecnologias sustentáveis ou aquelas como o cloud computing, que ao proporcionar o uso de recursos compartilhados, reduz os impactos ambientais.
Soluções em 5G
Conforme dito acima, ficou no passado a ideia de que as empresas de Telecom eram focadas puramente em conectividade. No ponto de vista do 5G, as soluções surgem de dentro para fora, já que este é um ativo próprio do segmento, que também proporciona outras inúmeras inovações a partir dela.
De acordo com a Anatel, 50 milhões de usuários já podem usufruir da tecnologia e no decorrer de 2023, esse número vai expandir em larga escala abrindo um mar de possibilidades.
As oportunidades são inúmeras, já que o 5G pode ser utilizado em soluções desde infraestrutura de TI e cloud e experiência do cliente até suprimentos e outros setores de uma organização. Além disso, novas oportunidades geradas a partir da velocidade da internet através realidade aumentada e Internet das coisas (IoT).
Prioridades para telecomunicações 2023
A estratégia do negócio vai definir como a empresa vai desenvolver as movimentações para acompanhar e até mesmo superar o desempenho dos concorrentes com as tendências e garantir fluxos de receita favoráveis.
O Gartner publicou recentemente um infográfico apontando as principais prioridades, tecnologias e desafios em telecomunicações para 2023. Segundo a pesquisa, líderes de tecnologia devem reajustar sua estratégia visando contornar problemas com a pressão econômica, escassez de talentos e desafios de fornecimento.
A iBlue possui experiência em segmentos diversos, avaliando atentamente os níveis de maturidade e objetivos de negócio para consolidar projetos inovadores dentro da necessidade de cada cliente.
Você pode entender mais, falando com um de nossos especialistas!