Nos últimos anos, as soluções de inteligência artificial (IA) tem se tornado uma área de crescente interesse e impacto em diversos setores. Na saúde, segundo o relatório “Artificial intelligence index report 2022“ da Universidade de Stanford, foram investidos pelo setor privado em todo o mundo cerca de US$ 11,3 bilhões em pesquisa e inovação com IA para medicina em 2021. O que representa um aumento de 40% em relação ao ano anterior.
Esse dado coloca em evidência como empresas, organizações e governos da área médica estão buscando maneiras de aproveitar o potencial da IA para impulsionar a inovação, auxiliar profissionais médicos, otimizar processos e tomar decisões com base em dados. Pensando nisso, te convidamos a conhecer, nesse artigo, a plataforma H2O.ai e suas soluções baseada em IA. Acompanhe!
Você pode se interessar também: Inteligência artificial na saúde: conheça cinco aplicações
O que é a plataforma H2O.ai?
Junto a H2O.ai, implementamos uma solução baseada em IA e voltada para organizações da área da saúde, mas não só. A plataforma consiste em um ambiente que reúne uma variedade de recursos, como algoritmos, modelos pré-treinados, ferramentas de desenvolvimento, infraestrutura de computação e conjuntos de dados. Com essa plataforma, é possível ter diversas ferramentas e serviços que permitem desenvolvedores e cientistas de dados criar, treinar e implementar soluções com base em IA.
Quais são os usos da plataforma H2O.ai na saúde?
As soluções de IA e machine learning (ML) da plataforma H2O.ai têm o potencial de oferecer diversos benefícios para o setor da saúde, como: diagnósticos precisos, personalização de tratamentos, gestão eficiente de dados de saúde, medicina de precisão e eficiência operacional. Na prática, podemos citar alguns exemplos de usos da H2O.ai:
Exames médicos: Para auxiliar a atuação médica na rotina hospitalar, além de reduzir custos na área da saúde, a implementação de modelos de aprendizado de máquina e IA na previsão de exames médicos permitem avaliar quais exames produzirão provavelmente resultados úteis para um determinado paciente e quais não, levando em consideração o histórico médico do paciente e os sintomas atuais.
Prevenção de transferência para UTI: Ser capaz de prever o número de transferências para UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pode auxiliar na redução da taxa de mortalidade, nos custos de cuidado e na permanência hospitalar. A partir de dados dos pacientes e hospitalares, é possível criar modelos de ML e IA para identificar padrões sutis nos dados e criar um sistema de alerta precoce para os médicos, para que eles possam intervir antes que a transferência da UTI seja necessária.
Previsão de infecções hospitalares: Ao utilizar dados dos históricos dos pacientes, juntamente com o histórico do tratamento e da equipe, os modelos de aprendizado de máquina podem ser empregados como uma ferramenta de trabalho para prever quais pacientes têm maior probabilidade de desenvolver infecções hospitalares, fazer o monitoramento e identificar os motivos de risco aumentado.
Melhoramento de fluxo de trabalho: Já a integração de sistemas de IA no fluxo de trabalho clínico capacitam os médicos a tomarem melhores decisões com base em dados, além de gerar maior aproveitamento do tempo e redução de exames desnecessários.
Previsão de readmissão hospitalares: As readmissões hospitalares, principalmente nos casos doenças crônicas, são muito comuns. Os dados relativos aos cuidados recentes do paciente, condição atual, tratamento, vida doméstica e outros fatores de risco de registros médicos eletrônicos podem ser utilizados por modelos de ML. Isto, para fornecer uma avaliação proativa do risco do paciente e notificar os médicos enquanto o paciente continua hospitalizado.
A inteligência artificial além do setor médico
De modo geral, a inteligência artificial tem se destacado no Brasil para além do setor médico. Segundo uma das maiores empresas no segmento de dados do mundo, 63% das empresas brasileiras que possuem soluções de dados e analytics já utilizam IA. Tendo isso em vista, a expectativa é que soluções dessa natureza continuem crescendo nos mais variados setores. Dessa forma, auxiliando a produtividade e a atuação dos mais diversos profissionais.
Nesse sentido, conforme as necessidades específicas de cada empresa e setor, a plataforma H2O.ai pode ser uma solução de inteligência artificial poderosa e que não se limita à área da saúde. Ao adotar esta solução, as empresas podem melhorar a eficiência operacional, aumentar a produtividade, reduzir custos e otimizar a tomada de decisões. Para saber como implementar em sua organização, entre em contato com nossos especialistas.