À medida que as organizações adotam novos modelos de negócios digitais, elas são inseridas em um contexto em que as estratégias focadas no cliente, são fator determinante para o sucesso. Caso contrário, há chances de perder espaço no mercado em que atuam.
Estamos vivendo um ciclo constante de mudanças e o comportamento de descontinuidade se tornou comum. Os consumidores precisam estar satisfeitos e se sentirem valorizados pelas empresas para consumir produtos e serviços.
Conheça mais a fundo como o Customer Centric vem ganhando força graças à modernidade e às novas necessidades dos consumidores.
Estratégia começa com o cliente
Mesmo com um bom relacionamento com os fornecedores e com campanhas de alto potencial de disseminação, nenhuma estratégia atinge seu potencial máximo sem uma abordagem Customer Centric – que coloca o cliente no centro.
Nessa abordagem, o consumidor deve ser o ponto de partida para todo e qualquer tipo de criação, inovação ou ação de uma empresa. Suas operações buscarão compreender as dores e atender às expectativas específicas, para que os produtos e serviços sejam entregues de acordo com as necessidades apresentadas.
Na iBlue atuamos com diferentes metodologias que direcionam o planejamento estratégico para os clientes. Nosso trabalho vai desde pequenas intervenções na jornada até a adoção de uma abordagem customer centric para toda a organização.
Por que é importante tomar decisões centradas no cliente?
Afinal, por que é tão importante focar no Customer Centric? O primeiro ponto é: qual cliente não gostaria de ter uma campanha ou um processo de vendas voltado, unicamente, para si? Qualquer experiência conta, desde o atendimento, até a forma como um aplicativo foi desenvolvido para suprir suas necessidades.
Com uma infinidade de empresas concorrentes dentro do mercado, é necessário inovar e, também, focar no que o cliente deseja, proporcionando uma experiência personalizada. Um relatório da InfoSys indica que 86% dos consumidores consideram um serviço exclusivo e personalizado como condição determinante para seu processo de decisão de compra.
O Customer Centric também ajuda a resolver muitos problemas internos de uma empresa, visto que as operações conseguem, de fato, ter um direcionamento real sobre para onde devem ir durante um atendimento ou, até mesmo, ao longo do processo de vendas que, por muitas vezes, é extenso e cansativo.
Como aderir à Customer Centricity?
Ao longo da nossa experiência entendemos que tudo isso é possível, quando criamos uma visão de alto nível e um roadmap estratégico bem detalhado, pronto para sair do papel e ser implementado. Nosso escopo atende:
- No domínio do seu nicho de mercado e público-alvo para o desenvolvimento de soluções centradas no seu cliente;
- Descoberta de novas soluções que atendam às necessidades dos clientes e façam sentido com seu objetivo de negócio;
- Otimização de soluções já existentes com escalabilidade e adaptabilidade para mudanças de mercado;
- Criação de feactures para acrescentar nova entrega de valor e experiência para seus usuários para obtenção de feedbacks;
- Disposição de dados e análises voltadas pra o cliente, para tomadas de decisão assertivas.
Como ser Customer Centric na prática?
Sem dúvida alguma o Customer Centric é uma estratégia indispensável para todas as empresas que desejam crescer. Entretanto, colocar o cliente no centro não envolve apenas um atendimento aceitável e agradável, também será preciso desenvolver ações que envolvam processos, entregas e pessoas.
Todo esse caminho pode ser acompanhado e orientado pela iBlue, que integra tecnologia e amplos conhecimentos no mercado para entregar uma experiência personalizada para todos os seus clientes. Apoiamos de maneira prática, organizada e funcional, visando atender a todas às necessidades do público-alvo.
Ainda tem dúvidas sobre como a iBlue pode te ajudar com a implementação de Customer Centric? Então entre em contato!