Organizações investem na transformação digital para otimizar processos e oferecer melhores experiências aos usuários, a partir da tecnologia. Dentro deste contexto, para obter sucesso e para que esse investimento tenha retorno positivo, precisamos falar sobre a relevância das estratégias de conteúdo aplicadas nessas soluções.
Os resultados vão ser mais efetivos com uma produção de conteúdo alinhado a experiência do usuário e as estratégias de negócio. Para o sucesso das iniciativas, é importante utilizar duas técnicas fundamentais: o SEO e o UX Writing. Veja mais!
Estratégias de conteúdo
A estratégia de conteúdo está diretamente ligada aos resultados finais da empresa. Segundo pesquisa do Marketing Charts, 52% dos clientes B2B afirmam consumir o conteúdo da marca antes de realizar uma compra.
Para que toda a jornada seja pensada em alcançar esses números é importante traçar um planejamento voltado ao alcance de potenciais clientes e seguido por um conteúdo que facilite a usabilidade para conquistá-los e fidelizá-los.
Entre as estratégias de conteúdo mais usuais e importantes estão o SEO e o UX Writing. Acompanhe!
SEO
Search Engine Optmization é um conjunto de técnicas para otimizar conteúdo para mecanismos de busca. A finalidade é atrair tráfego orgânico, melhorar o ranqueamento, ganhar autoridade de página e consequentemente viabilizar mais vendas.
De acordo com o próprio Google, 75% dos usuários não passam da primeira página. Então a ideia central é que, ao realizar uma busca sobre assuntos referentes ao seu produto ou serviço, as páginas da sua empresa estejam em uma das primeiras posições.
Os três pilares do SEO
Otimização on-page
É a técnica que justifica a qualidade do site como fator de ranqueamento. Esse tópico se subdivide em dois tipos de otimização: o SEO técnico e o SEO de conteúdo. Onde estão incluídas ações como:
Otimização off-page
Já as otimizações offpage, envolvem ações externas. Algumas dessas ações não podem ser executáveis de forma ativa ou demandam um certo tempo, mas algumas delas podem receber alguma iniciativa ou estímulo. Estão entre elas:
User Experience
A maneira como o usuário interage com uma determinada página passou a ser considerada pelos algoritmos do Google mais recentemente. Atualizações do buscador, como o BERT, utilizam métricas de comportamento do usuário no site para avaliar sua qualidade e determinar seu ranqueamento. Entre elas está:
Taxa de rejeição
É perceptível que o usuário é a base para qualquer estratégia de conteúdo, no qual o SEO é focado em destacar suas páginas para atrair os possíveis clientes. No momento em que ele é atraído, é necessário utilizar outras estratégias de conteúdo para oferecer uma experiência positiva e, quem sabe, obter uma conversão. Trata-se do UX Writing.
UX Writing
O UX Writing é um conjunto de ações integrada a Experiência do Usuário (User Experience ou UX), que tem como foco o conteúdo de sites, produtos, aplicativos ou plataformas tecnológicas. O objetivo é proporcionar informações de forma clara e objetiva para facilitar a interação do usuário com a interface.
Estabelecer uma comunicação eficiente é a chave para oferecer uma experiência positiva de forma geral. Isso significa levar em consideração diversos elementos que vão desde textos descritivos e tutoriais até botões e mensagens de erro.
Exemplo: Vendo as imagens abaixo, quais você considera ter uma resposta mais positiva para os usuários?
É fácil identificar qual das opções tem a maior chance de reter o usuário. Mas o UX Writer vai bem além disso. Acompanhe!
Como aplicar o UX Writing
A chave para ser estratégico com UX Writing, é criar um conteúdo que seja claro, objetivo e útil. Não necessariamente curto, mas eficiente. O usuário acessa a interface com a intensão de encontrar respostas, solucionar problemas, realizar pesquisas entre outras ações que demandam que o passo a passo seja intuitivo e prático.
Nesse sentido, algumas ações são fundamentas, como:
- Conhecer a persona;
- Utilizar o tom e estilo de voz da marca;
- Entender o contexto da criação do site/produto;
- Produzir um conteúdo escaneável;
- Definir cores e tipografia;
- Testar;
- Ajustar.
Basicamente a aplicar técnicas de UX Writing envolve uma visão analítica de quem conhece o usuário, seus desejos e necessidades. As ações também envolvem técnicas de hierarquia visual e construção de conteúdos que não se afastem do perfil estipulado para o produto ou serviço em questão.
Os processos que envolvem as estratégias de conteúdo, quando realizadas de forma assertiva, colocam quem é mais importa no centro das ações: o usuário. É fundamental que, além disso, exista uma conexão com os objetivos do negócio.
Essas e outras ferramentas fazem parte de um contexto amplo de ações que vão influenciar os usuários a se identificarem com a sua marca e consequentemente a tomar decisões favoráveis.
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