Estratégia digital e tecnologia estão diretamente ligadas a desafios. E a tecnologia é, por si só, uma grande catalisadora de mudanças.
O movimento de transformação visa, de acordo com o nicho de mercado e particularidade da organização, o aperfeiçoamento e implementação do que há de mais avançado para produzir bens de consumo, melhoria de processos, realizar integrações de pessoas e sistemas e etc.
E empresas do mundo todo estão cientes, sendo o Brasil um dos principais investidores. Para se ter uma ideia, o Panorama e Tendências 2022, colocou o Brasil na 10ª posição no ranking mundial de investimentos em tecnologia. O país, sozinho, é responsável por 40% dos investimentos em toda a América Latina.
Pensando estrategicamente, existem pontos de atenção cujos investimentos se tornam mais necessários e ajudam as empresas a se tornarem mais competitivas. Veremos esses pontos no decorrer do texto e como eles se relacionam com a geração de valor de acordo com cada modelo de negócio. Veja!
Você vai ver:
- Quais são os recursos-chave de valor?
- Quais as tendências para o Mercado de Telecomunicações?
- Como o Composable Business pode mudar o mercado de Seguros?
- Quais as oportunidades com o Open Finance para o Financeiro?
- Como a Inteligência Artificial e a Machine Learning pode potencializar o setor Médico?
- Como gerar valor para as empresas através de estratégia e tecnologia?
Quais são os recursos-chave de valor?
Quando falamos de estratégia e tecnologia, é comum que revisitemos o conceito de Transformação Digital. A ideia é normalmente associada a digitalização de processos, mas no mundo corporativo, o significado é bem mais abrangente.
De acordo com pesquisa recente (janeiro de 2023) da McKinsey e Company, trata-se de “mobilizar pelo menos um dos quatro recursos-chave de valor:”
Devemos partir do princípio de que, antes das organizações, a Transformação Digital gera impacto sobretudo em toda a sociedade. Dentro das empresas ela é construída de dentro para fora, para que comece modificando as estruturas, os colaboradores e por fim, seus resultados com clientes e parceiros.
Contudo, sem um conjunto de melhores práticas de gestão, focadas no seu nicho de mercado, a captura de valor da Transformação Digital acaba por ser negligenciada. Existem alguns tópicos que estão em voga e são verdadeiras potências quando se trata de aplicabilidade de tecnologia para melhores resultados.
- Experiência do cliente;
- Big Data e Analytics;
- Inteligência Artificial;
- Cyber segurança;
- Enviromental, Social and Governance (ESG).
Independente do foco de cada organização, todas as tendências devem estar alinhadas a uma estratégia. A Análise de Mercado e as Projeções de Cenários são apenas alguns dos elementos que devem ser observados para entender onde se encontram as oportunidades de crescimento sustentável.
A verdade é que não existe receita pronta. Nem tudo que funciona para um segmento funciona para outro. Existem, porém, novas frentes que surgem como pontos de atenção para determinados segmentos a fim de gerar valor para os negócios. Acompanhe as oportunidades em destaque para alguns dos segmentos nos próximos anos.
Quais as tendências para o Mercado de Telecomunicações?
No passado o mercado de Telecom se valia da venda de comunicação de voz por minuto, passando para o fornecimento de acesso as redes e evoluindo gradativamente para a outros pontos da tecnologia.
O setor é um dos que mais necessitam de reação rápida a inovação. Afinal, o ciclo de produtos é curto e a competitividade do mercado é alta.
A bem da verdade, toda a economia global submete-se a dinâmica de criação de infraestrutura de telecomunicações. Ao passo que os processos de inovação interna costumam não acompanhar as mudanças com a mesma velocidade.
Geralmente trata-se de organizações com anos de atuação que lidam com certa dificuldade de tratar enormes quantidades de dados, sistemas legados e automatização de processos. Mas essa prática tem mudado com parcerias externas de apoio estratégico.
De acordo com “O paradoxo da inovação no setor de telecomunicações”, da IBM, 51% das tecnologias em telecom são desenvolvidas por parcerias externas. E 80% dos decisores da área, reconhecem a importância de colaborar com parceiros.
Além da execução das práticas de inovação e modernização dos sistemas, uma parceria especializada acompanha as principais tendências do mercado para gerar oportunidades para as empresas de telecomunicações.
Veja mais no nosso artigo “Telecomunicações 4 tendências em tecnologia para 2023”
Como o Composable Business pode mudar o mercado de Seguros?
A consolidação do mercado de seguros no Brasil está atrelada a tradicionalidade do setor. Ao mesmo tempo, esse fator retardou o avanço tecnológico, que se deu com mais agilidade em mercados como varejo, hospitalar e comunicação.
Por outro lado, o surgimento das insurtechs e o processo de digitalização têm criado um cenário bastante promissor para as seguradoras. Além disso, para as empresas mais tradicionais, o que era tendência antes da pandemia se tornou urgência para melhorar a respostas aos estímulos do mercado.
A ascensão do Open Banking que possibilita, através de dados compartilhados, criar novas oportunidades para o mercado financeiro, fomentou as mesmas oportunidades para as empresas de seguros. Através do Composable Business, o processo de adaptação e inovação se tornou mais simples e eficiente.
O Composable Business (negócios combináveis), é sempre comparado com blocos de construções modulares em que é possível se adaptar com agilidade. A tecnologia permite acesso rápido as informações para um processo de tomada de decisão mais ágil e uma reorganização das atividades para que as empresas acompanhem as mudanças de mercado.
Entenda como funciona no artigo “Seguradoras: Como o Composable Business impulsiona as ações de Open Insurance”
Quais as oportunidades com o Open Finance para o Financeiro?
Por falar em mercados abertos, a chamada “evolução do Open Banking”, o Open Finance também modificou a conjuntura do segmento financeiro. A novidade abre espaço para oportunidades diversas e algumas instituições já criaram soluções revolucionárias que atraem o público e oferecem recursos diferenciados.
As vantagens são tanto para as instituições quanto para os clientes. Existem benefícios, por exemplo, que permitem visualizar e comparar portifólio de produtos de diferentes instituições, independentemente de ser cliente de todas elas ou não.
As oportunidades aumentam, mas a competitividade também, exigindo das empresas um olhar mais apurado para a criação de novos produtos. A recomendação é que as empresas possuam tanto uma equipe de implementação e sustentação das ações iniciais quanto squads atentos a oportunidades.
Leia: “Open Finance: Como o segmento financeiro pode aproveitar as novas oportunidades”
Como a Inteligência Artificial e a Machine Learning pode potencializar o setor Médico?
A medicina e a tecnologia têm caminhado lado a lado ao longo dos anos. A relação entre as duas favorece não apenas diagnósticos mais precisos e tratamentos mais ágeis, quanto gestão mais eficiente e oportunidade de crescimento das empresas do setor.
É fácil notar que cada vez mais a medicina tem se tornado digital, orientada por dados e pensada através da experiência do usuário/paciente. Além disso, tal qual os mercados acima, o da saúde também se encaminha para o Open Health, mas ainda em passos mais lentos.
As principais oportunidades, no entanto, estão no âmbito da Inteligência Artificial e o Machine Learning. Estes garantem melhores práticas com a capacidade que possuem de percepção audiovisual e tomada de decisão, por exemplo.
A aplicação da Inteligência Artificial feita a nível “básico” ele simplesmente se apropria de uma enorme quantidade de dados, captura insights, automatiza tarefas, entre diversas outras funções.
Estrategicamente falando a IA e o ML possuem ainda mais oportunidades de desenvolvimento. É possível entender melhor através do novo artigo “Como a Inteligência Artificial e o Machine Learning podem transformar o setor de tecnologia médica”.
Como gerar valor para as empresas através de estratégia digital e tecnologia?
É evidente que a tecnologia vem como uma importante aliada independente do nicho de mercado que sua organização se encontra. O diferencial se encontra em, não apenas implementar o básico, mas também, criar novas possibilidades.
As organizações precisam avaliar se já realizam práticas básicas como:
- Processos repetitivos automatizados com qualidade;
- Acompanhamento da jornada do cliente;
- Tomada de decisões a base da dados;
- Monitoramento de indicadores e etc.
Veja também: Princípios do FinOps: segurança para os investimentos em tecnologia
A partir daí, é o momento de criar frentes responsáveis por ir além, para implementar soluções a partir das tendências que surgem todos os dias e buscar um diferencial para se destacar em relação à concorrência.
Para fomentar a inovação e reestruturar processos, a iBlue realiza um trabalho de acompanhamento das tendências referentes aos mais variados nichos de mercado. Além disso, há uma imersão específica em cada cliente para entender o que é risco e o que é vantagem.
A partir daí torna-se possível acompanhar todo o processo de mudança ou adaptação de cenário. Você pode entender mais sobre nossos métodos de trabalho através do contato com nossos especialistas.