Já ouviu falar do DevSecOps? Entenda do que se trata e a diferença entre ele e o DevOps
Nunca na história tivemos a possibilidade de compartilhar e acessar soluções e conteúdos tão diversos. A era da informação, marcada pela popularização da internet e outras tecnologias, instituiu mudanças de consumo e comportamento que demandam um olhar mais voltado para a integridade das tecnologias.
Nesse aspecto, a criação de softwares baseada na abordagem DevOps, que visa o desenvolvimento mais ágil e com mais qualidade, ganhou um novo panorama: o DevSecOps. Continue a leitura para entender mais!
De DevOps para DevSecOps
O DevOps tem ganhado cada vez mais espaço para criação de softwares e aplicações de novos recursos por ter uma perspectiva de produção rápida e entrega contínua. O motivo é a eliminação dos silos e abordagem de uma filosofia colaborativa, unindo desenvolvimento e operações.
No entanto, em alguns casos o processo de desenvolvimento acaba minimizando a importância dos recursos de segurança e conformidade. Em um momento em que a agilidade nos processos de desenvolvimento é essencial, a segurança pode acabar ficando em segundo plano.
Para prevenir que incidentes se tornem recorrentes, as equipes começaram ampliar o destaque para as práticas de segurança. Dessa forma, visando a redução dos riscos principalmente para o software, o DevSecOps começou a ganhar evidência.
Semelhanças e diferenças
Na prática, tanto o DevOps quanto o DevSecOps exigem colaboração entre equipes e automação de práticas para agregar valor. Segundo o Gartner, muitos especialistas consideram que a única diferença entre a decisão sobre a integração da segurança, é que é implícita com DevOps e explícita com DevSecOps.
Sem o fator ‘Sec’ como destaque da abordagem, a aplicação de ferramentas de teste de segurança acontece apenas no final do desenvolvimento. Com DevSecOps, os testes de vulnerabilidade e gerenciamento de correção de segurança são integrados ao fluxo.
O processo reduz e pode até eliminar divergências entre segurança, desenvolvimento e operações. A partir daí, a segurança começa a fazer parte do ciclo de entrega contínua e a proteção pode ser visualizada durante o tempo de execução das atividades de criação da solução.
Independente da abordagem, o ponto principal é que a construção da segurança deve estar inerente ao desenvolvimento e este deve ser um ativo comum para os objetivos de negócio.
Por que sua empresa precisa?
Existem diversos motivos pelos quais as organizações adotam o DevSecOps, desde obter uma vantagem competitiva, a acelerar a transformação digital de forma segura. O motivo é que mercado necessita de implementação de soluções com velocidade, escaláveis e funcionais, mas garantindo a proteção institucional e dos clientes.
Dentro de um contexto de produtos cada vez mais presentes em ambientes de risco, as ameaças podem se infiltrar por exemplo, ainda durante o desenvolvimento e só ser percebido quando este já estiver sido lançado.
Casos assim podem gerar danos ao sistema, expor e prejudicar clientes e ainda manchar a reputação da organização. Portanto, a utilização de uma abordagem segura (sendo de forma explícita ou implícita) não é apenas o correto, mas também indispensável.
É necessário, porém, que quem deseja dar este passo tenha em mente que o DevSecOps não pode ser “comprado”. Só é possível implementar a metodologia entendendo que ela é viável graças a pessoas, cultura e tecnologia.
O processo está intrínseco a equipes que experienciam a cultura ágil no dia a dia e são preparadas para lidar com a maturidade da sua empresa, prevendo e prevenindo vulnerabilidade no desenvolvimento das soluções.
Quer entender mais como soluções digitais podem ser feitas com agilidade, qualidade e segurança? Fale com um dos nossos especialistas.