O desenvolvimento de produtos digitais não poderia ser mais promissor. Com o passar dos anos e em um cenário “pós-pandemia”, a maneira como os usuários consomem está cada dia mais atrelada a tecnologia.
Segundo pesquisa da Global Consumer Insights Survey, 59% dos consumidores estão usando cada vez mais produtos de vídeo chat após a pandemia. Além disso, 45% passaram a usar o celular como canal de compras.
Apesar do perfil variado dos usuários, o que tem se tornado comum é a necessidade de praticidade, valor e acessibilidade. Sendo assim, antes de investir no mercado digital para ter retorno, é preciso se preparar. Afinal, gerir um projeto de software exige planejamento, estratégia e experiência: características essenciais para Product Managers.
O que faz um Product Manager?
O Product Manager é o profissional responsável por todos os aspectos do desenvolvimento de um produto digital. Ele ocupa uma posição de inteligência dentro do negócio. Na iBlue, por exemplo, esses profissionais atuam tendo como base os 3 pilares: estratégia, experiência e tecnologia, para implementar soluções customizadas para cada modelo de negócio.
Além disso, o PM faz a conexão entre as áreas responsáveis pelo desenvolvimento do produto, para manter alinhadas as orientações e expectativas. Para isso, é necessário que o profissional tenha perfil multidisciplinar e o apoio de uma equipe para potencializar o resultado.
Uma célebre referência da área foi Steve Jobs. Fundador da Apple e um visionário no que diz respeito a entrega de produtos focados nas necessidades e desejos do consumidor.
Passo a passo do desenvolvimento do produto
Quando a criação de um produto digital se torna o desejo de um gestor, o momento é de entender com segurança quais os próximos passos a serem tomados. O designer da empresa Meta (antiga Facebook), David Gillis listou o que ele considera os 6 princípios do processo de criação de um produto:
1 – Tenha a equipe certa — Multidisciplinar, concisa, experiente, com mentalidade de aprendizado mútuo e focada.
2 – Defina problemas reais para pessoas reais — Valide os problemas que estão sendo trabalhados versus problemas para personas imaginárias ou mercados hipotéticos.
3 – Resultados mensuráveis — Objetivos precisos e claros para ajudar a focar, tomar decisões e otimizar ao longo do tempo.
4 – Tome decisões através do uso — O uso é fundamental para ideias. Tire do papel e valide a direção do design fazendo algo utilizável; deixe o que você construiu, servir como um ponto de partida para ver aonde ir em seguida.
5 – Itere e remodele – Esqueça produtos sagrados ou ideias de estimação. Fazer algo novo não é um processo linear. Se algo não está funcionando, construa algo que funcione.
6 – UX perfeito — As melhores experiências promovem o fluxo entre sessões e dispositivos. Se estamos constantemente focando, também temos que construir momentos em que pausamos, reduzimos o zoom e reconciliamos tudo com uma visão macro do que estamos fazendo.
Desafios para product manager
O PM enquanto um dos responsáveis por garantir que essas etapas sejam executadas, acaba enfrentando alguns desafios durante a jornada. Abaixo destacamos as complexidades durante o processo de desenvolvimento de um produto.
Equilibrar objetivos de curto e longo prazo
O Product Manager precisa saber alternar de forma inteligente entre objetivos de curto prazo, como a resolução de problemas emergenciais da base de usuários (bugs); e longo prazo, como soluções que ofereçam inovação e evidencie a empresa frente ao mercado.
É necessário que ambas as situações sejam tocadas em paralelo. Para isso, é importante ter uma visão ampla de negócio, flexibilizar tempo e atenção.
Construir uma visão de produto clara
Um bom produto vai ser capaz de ofertar o que o usuário precisa e deseja hoje, visando se adaptar ao que for necessário e desejado no futuro. Além disso, no início de cada projeto é normal se empolgar e um produto que tinha um objetivo determinado, começa a ter funcionalidades não planejadas.
Para ajustar esses pontos, o Product Manager precisa viabilizar uma primeira versão, receber e analisar retornos constantes sobre ele e fazer alterações sempre que necessário. Dessa forma, é importante exercitar a comunicação constante com todos os envolvidos.
Administrar stakeholders
Lidar com pessoas é um desafio em qualquer área. Para o Product Manager, uma falha na comunicação pode findar um produto de sucesso. Para evitar que haja conflitos de interesse no meio do caminho, o profissional precisa ser claro e objetivo com todos os envolvidos, defender o foco na estratégia e ter uma equipe que funcione em sincronismo.
Na iBlue, por exemplo, alocamos profissionais em diversas empresas, com perfis de alta performance e que lidam bem em equipe com necessidade de mudança.
Sustentar o Discovery
O Discovery é uma etapa essencial no desenvolvimento do produto, aqui na iBlue, ele faz parte de um dos nossos pilares, o de estratégia. O Discovery é responsável por investigar o que e por que de um produto, com base nas necessidades dos usuários. Ele envolve as etapas de alinhamento, pesquisa, ideação, validação e refinamento.
Muitas empresas desmerecem essa etapa, julgando que já sabem o que querem fazer como solução digital e acabam lidando com produtos que o mercado não deseja. Na iBlue, por exemplo, realizamos um trabalho de Discovery que analisa as necessidades do usuário, somada ao objetivo de negócio do cliente para gerar experiências que impactam os negócios.
O PM deve investir e participar da etapa de discovery e estimular a cultura na equipe. Se essa equipe for formada por profissionais que carregam essa proposta como princípio básico, fica ainda mais simples implementar.
Estabelecer métricas
Alguns resultados da implementação do produto podem não sair conforme o esperado. Porém, ao contrário do que se imagina, muitas vezes responsabilidade pode não ter relação com o desenvolvimento em si, mas sim com a falta de alinhamento sobre as expectativas sobre ele.
É necessário que métricas claras sejam definidas a partir do que se espera de um produto, de forma assertiva. O Product Manager deve saber quais objetivos querem alcançar e como isso deve ser mensurado.
Como profissionais externos podem ajudar
O fato é que com tantas responsabilidades, fica cada vez mais difícil encontrar no mercado, profissionais capacitados, que saibam superar cada um desses desafios. Somado a uma equipe com os mesmos valores, que trabalhe em sintonia e entendam o objetivo de negócio de cada empresa, torna-se ainda mais fácil.
Por essa razão, diversas organizações de diferentes segmentos, incluindo grandes nomes como o SAS Institute, pioneiras em suporte à gestão de negócios com softwares, optam por contratar profissionais externos. Acompanhe mais conteúdos em nosso blog.