Hoje, muito difundido entre as companhias que buscam se transformar digitalmente, o RPA atua com o propósito de comunicar e manipular sistemas e aplicativos de negócios, visando a otimização dos processos, redução de erros e da carga de trabalho sobre a mão de obra humana.
Muito além de compreender como essa automação favorece os processos de uma empresa, é fundamental que o gestor tenha condições de avaliar o retorno sobre esse tipo de investimento. O ROI ajuda não só a entender os resultados sobre o uso da tecnologia, como permite dimensionar o impacto associado à sua implementação.
Neste artigo, traremos em detalhes a importância do ROI em RPA, como calculá-lo, as métricas que podem ajudar a defini-lo, bem como as vantagens de contar com o suporte de uma empresa especializada desde a fase de implantação. Acompanhe e descubra!
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O primeiro passo para calcular o ROI em RPA
O ROI é uma métrica utilizada em diferentes situações. Para entender como calculá-la, é fundamental que o gestor compreenda o contexto do negócio, a fim de planejar suas ações e entender quais são as expectativas sobre a implementação do RPA.
O acesso a esse tipo de informação traz mais conhecimento sobre o negócio e confiabilidade para fazer uma comparação entre o antes e o depois da implementação do RPA.
Nesse contexto, o primeiro passo é ter um panorama completo pré-implementação, com dados como:
- custos com a mão de obra;
- tempo dedicado para a conclusão de um processo;
- quantidade de pessoas envolvidas no processo;
- custos totais com a operação.
Depois, para calcular o retorno sobre o investimento, basta dividir os benefícios líquidos do investimento, ou seja (benefícios – custos) pelos custos totais. Esse cálculo precisa ser adaptado à realidade do seu negócio e as nuances dos processos, por isso, em muitas situações, vão além da aplicação de uma simples equação matemática.
4 métricas que podem ajudar a definir o retorno sobre investimento em RPA
Talvez você tenha chegado até aqui e esteja se perguntando: como vou definir dados concretos que influenciam no ROI em RPA? A seguir, selecionamos quatro métricas que podem ser utilizadas como referência dentro de empresas de diferentes portes e segmentos de atuação.
1. Satisfação dos colaboradores
A automação de processos por meio do RPA pode ser vista de forma negativa entre os funcionários, especialmente por parte daqueles que têm medo de serem substituídos pela automação.
Porém, a tecnologia é na verdade um presente para a sua equipe, por meio dela os funcionários podem ser alocados em setores mais estratégicos do negócio, e a empresa consegue reduzir a taxa de rotatividade, aumento da produtividade e nível de satisfação dos colaboradores.
2. Disponibilidade e qualidade do atendimento oferecido ao cliente
Para acompanhar as variações na qualidade do atendimento e disponibilidade de serviços após a implantação do RPA, é importante a realização de pesquisas de satisfação do cliente. Assim, minimiza-se o tempo de espera pelos serviços.
3. Número de horas trabalhadas
O número de horas de trabalho que um único funcionário realiza durante um período determinado ajuda a avaliar custos e processos. Quando a empresa opta por transformar um processo manual em automatizado é fundamental responder à seguinte pergunta: quanto tempo você está economizando tirando seus funcionários daquele processo?
Inclusive, vale ressaltar que melhorias na agilidade são fáceis de ser rastreadas e impactam significativamente os resultados das suas operações.
4. Prazo para execução de um determinado processo
Por fim, o prazo para execução de um determinado processo é o lapso temporal entre o início e o fim de um trabalho. Inúmeros processos envolvem alguma forma de espera, o que representa perda de tempo.
Otimizando os processos com o uso de RPA a empresa pode pular essas ineficiências. Ao acelerar o prazo para execução do processo é possível ter um volume maior de trabalho, aumentando a produtividade e a receita.
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Como um parceiro especializado pode ajudar a potencializar seu investimento em RPA?
Em um primeiro momento algumas dessas informações podem parecer complexas e difíceis de serem organizadas, não à toa o suporte de empresas especializadas tem sido visto como um meio de contribuir para o planejamento da implementação de RPA e da análise de métricas específicas aplicadas à realidade de diferentes negócios.
Além disso, o gestor precisa ter em mente que mesmo após o término do período de implementação do RPA, sempre há oportunidade de adotar melhorias. O investimento contínuo nessa tecnologia é o segredo para potencializar seus retornos na estratégia de automação e na transformação digital de uma forma mais ampla.
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