Saber reconhecer as tendências em Data Analytics para o próximo ano é um dos melhores meios de se preparar. Este é um setor que ganha cada vez mais importância dentro de grandes empresas, em especial com a quantidade de informação que se trabalha atualmente. Logo, contar com bons profissionais e softwares para analisar esses dados e transformá-los em ações é o cenário ideal.
Para te auxiliar nesse momento, nos parágrafos a seguir você terá uma melhor ideia do que é e qual a importância do Data Analytics. Mais do que isso, poderá verificar as 6 principais tendências do conceito para 2022 e como elas podem te afetar!
O que é Data Analytcs e qual a importância das tendências?
O termo Data Analytics nada mais é do que a análise de dados, uma área cada vez mais em voga no ambiente corporativo. Isso se dá porque, com o avanço da tecnologia, captar informações se tornou mais simples. Não à toa, diversas organizações contam com um alto volume de dados que as possibilitam tomar decisões estratégicas, mudar seu posicionamento e, principalmente, entender seus clientes.
O que ocorre, porém, é que com tanta informação se faz preciso uma análise mais minuciosa. Sem isso, afinal, estes são apenas dados jogados ao vento. E aí surge o Data Analytics, um processo voltado à limpeza, transformação, armazenamento e análise desse material. Entender de suas tendências para o próximo ano, então, é uma ótima maneira de se preparar para um período importante na vida de qualquer empresa.
. Veja também: Design Ops e seu significado
As 6 principais tendências em Data Analytics
Sem dúvida alguma, 2022 será o ano para a retomada de algumas empresas, o que pode representar a salvação ou o crescimento destas. Dessa forma, uma boa estratégia é entender as tendências em Data Analytics para esse ano e, mais do que isso, se preparar para elas. Com esse conhecimento, será possível ganhar um importante diferencial competitivo frente seus concorrentes.
1. XOps integrado ao Data Analytics
O termo XOps se refere a uma metodologia ágil e multifuncional, a qual pode ser empregada em qualquer ambiente. Por conta disso, após o sucesso do DevOps, diversos outros conceitos começaram a aparecer. Atualmente, pode-se verificar a aplicação de DesingOps, BizOps, MarketingOps, DataOps, AIOps, MLOps e mais alguns tantos. Seu objetivo, em todos os casos, é o de atingir eficiência e economia escalonáveis.
Ao trazer essa informação ao contexto das tendências em Data Analytics, é simples entender como elas se relacionam. Os XOps, então, se apresentam como um suporte interessante aos líderes de D&A, em especial para ganhar integridade, produtividade e automação. Unidos, esses conceitos favorecem a análise de dados, facilitam o entendimento do material e colaboram com a corporação.
2. Data e Analytics como norteador do negócio
Até agora, a análise de dados foi considerada como uma atividade secundária, a qual serve aos outros setores. A grande verdade, porém, é que esta é uma área de destaque dentro de qualquer estratégia corporativa. Sua função, portanto, passa a ser mais central, principalmente no meio comercial.
Se faz preciso entender que é daqui que surgem as informações que nortearão o negócio em um futuro próximo. Logo, as decisões devem ser tomadas sobre seus relatórios e os planos de ação levarem em consideração todo o material. Com isso, se torna simples compreender o mercado e atuar de modo a conquistá-lo mais facilmente.
3. Criar a cultura de análise dentro da rotina de trabalho
Ao compreender os tópicos acima, aparece como consequência a ideia de que a análise de dados deixa de ser um departamento. Na prática, uma das tendências em Data Analytics é, justamente, a transformação dessa em parte da cultura empresarial. A partir de agora, esta passa a ser uma constante na rotina de trabalho.
A justificativa para isso é clara, visto que a ideia é que esse processo seja realizado não por uma única pessoa ou determinado setor. A cultura analítica se torna base da organização, unindo assim departamentos em prol de uma informação mais fidedigna. O cotidiano corporativo passa a ter, então, a rotina de verificação como forma de tomar decisões.
4. IoT vinculado ao Data Analytics
O IoT — Internet of Things, ou Internet das Coisas, em português — é uma tendência em diversos mercados. Em Data Analytics, ele se apresenta como uma excelente maneira de aproveitar os dados das máquinas para avaliações. Com isso, vincular as duas áreas de conhecimento torna-se um padrão daqui em diante.
O grande destaque dessa conexão se encontra, principalmente, na automação e na comunicação entre os dispositivos. Ao aplicar essa ideia à rotina dos colaboradores, o que se vê são processos mais rápidos e eficientes. Assim, o IoT, quando aplicado à análise de dados, traz produtividade a qualquer empresa.
5. Novas Maneiras de Explorar e Interpretar Dados
Como explicado no início deste texto, há uma enorme quantidade de informação em posse das corporações. Isso não significa, entretanto, que esse alto volume de dados esteja sendo utilizado de maneira correta. Na verdade, grande parte disso sequer é visualizado, não passando de arquivos esquecidos nos servidores corporativos.
Sabendo disso, se faz interessante compreender que os avanços no Data Analytics possibilitam, também, novas formas de entender esse material. Saem as planilhas e os números, dando espaço para gráficos, dashboards personalizáveis e uma linguagem mais humana. Ao se relacionar tudo isso à Realidade Estendida (XR), então, o que se vê é um potencial de produção de insights incalculável.
6. Data & Analytics em Edge Computing
O termo Edge Computing, ou computação de borda, é outra das tendências de 2022, não somente em Data Analytics. Basicamente, sua estratégia está em aproximar-se dos ativos do mundo físico e, assim, longe do alcance do TI. Para se ter uma ideia, há previsões do Gartner de que, até 2023, mais de 50% dos líderes invista em dados neste ambiente.
No cotidiano corporativo, tudo isso se apresenta como uma oportunidade única, tanto de produção de conhecimento quanto de aproveitamento de tecnologia. Ao se investir em conceitos novos, afinal, as chances de sucesso são maiores, principalmente quando se fala desse ambiente virtual.
. Veja também: Qual a importância do Big Data diante do alto volume de dados da era digital?
Como a iBLUE pode te ajudar com as tendências em Data Analytics
Não é novidade alguma que as tendências em Data Analytics serão as grandes estrelas de 2022. Em especial no mercado de TI, esses são alguns dos principais termos do ano, chamando assim a atenção de todos. Para investir nesse tipo de tecnologia, porém, o mais indicado é contar com quem agregue conhecimento e experiência ao projeto.
Assim, a iBlue surge como o parceiro ideal para sua empresa. Com mais de 150 colaboradores, possui uma equipe apta a te auxiliar em qualquer tarefa. A companhia atua como uma consultoria pautada em Estratégia Digital, Experiência e Tecnologia. Na prática, então trabalha para entender, criar e implementar ideias que possam gerar valor para sua empresa.
Precisando de ajuda com esse tema? Entre em contato conosco e vamos conversar para saber como podemos te ajudar!