Cada vez mais as corporações necessitam de informação para atuar em seus mercados, o que traz consigo alguns dos desafios do Big Data. Essa imensa quantidade de dados, afinal, apresenta tanto vantagens quanto desvantagens, dependendo de sua capacidade analítica. Dessa forma, se faz preciso compreender tais empecilhos antes de investir na ferramenta.
O próprio armazenamento desse material se apresenta como um grande diferencial, porém também um obstáculo ainda maior. De acordo com o Social Good Brasil, somente em 2021 foram gerados mais de 35 trilhões de gigabytes em arquivos. Na prática, então, as empresas já entenderam a necessidade de investir na estratégia, mas ainda sofrem para tirá-la do papel
Sabendo disso, nos parágrafos a seguir você poderá conhecer 4 dos principais desafios do Big Data. Mais do que isso, compreenderá como a técnica funciona e quais são as oportunidades que sua empresa está perdendo ao não a utilizar ainda!
O que é Big Data
Antes de mencionar os desafios desse investimento, é necessário se focar no funcionamento do Big Data. Para isso, é preciso entender que este é um conceito referente a um grande conjunto de informações. Em geral, esse material está armazenado nos servidores e bancos de dados das corporações. Com base nele, então, é que são tomadas as decisões estratégicas de qualquer negócio.
Sua importância foi crescendo com o passar do tempo, e hoje já ganha destaque entre as tendências para o futuro. A ideia da estratégia, afinal, é a transformação dos dados brutos em informação valiosa por meio de processos analíticos. Não à toa, cresce constantemente a busca por profissionais com a habilidade de visualizar dados, compreendê-los e criar insights baseados em suas conclusões.
Na prática, a utilização do Big Data é feita por empresas que já perceberam a situação do mercado atual. Essas companhias, portanto, se colocam um passo a frente das demais por investir em conteúdo e conhecimento. Sem dúvida alguma, se informação é o grande tesouro do século 21, sua correta verificação representa o mapa que o levará a ele.
. Veja também: Qual a importância do Big Data diante do alto volume de dados da era digital?
Os desafios do Big Data
Mesmo com tantos benefícios, nem tudo é perfeito quando o assunto é Big Data. Existem alguns desafios para implementar o conceito em uma empresa, os quais podem afetar os mais diversos departamentos. Se feito de maneira equivocada, afinal, as conclusões retiradas da análise podem te levar a um caminho errado e, assim, comprometer seriamente sua estratégia empresarial.
Com isso em mente, se faz preciso dar um passo para trás e se organizar melhor para investir na técnica. Nada melhor para isso, então, do que compreender quais são os principais desafios que o Big Data apresenta e se preparar para eles. Mais importante que isso é contar com suporte externo para lidar com cada uma das situações que verá a seguir.
1. Big Data exige processos estruturados
Um dos mais recorrentes desafios do Big Data foi citado ainda na introdução deste texto: o armazenamento dos dados. Aqui, entretanto, o obstáculo não está em como guardar os dados, mas sim na estrutura necessária para isso. Em específico, é função do departamento de TI garantir que haja uma organização que possibilite a utilização da estratégia em uma empresa.
Um dos pontos chave dessa discussão é justamente a quantidade exagerada de dados que uma corporação pode ter à sua disposição. Ainda que seja um fator positivo, se faz necessário criar um ambiente virtual em que seja possível o armazenamento, a análise e o acesso ao material. Sem isso, tudo que se tem são arquivos guardados com nenhuma finalidade específica.
Sabendo disso, uma maneira interessante de se preparar para esse processo é investir em infraestrutura antes mesmo do início do projeto. Com isso, garante-se que haverá espaço para arquivar as informações, bem como capacidade analítica de software e sistemas que possam garantir a segurança de todo esse material rico.
2. Uma cultura diária de análise de dados é um desafio do Big Data
Uma situação bastante comum no mercado corporativo é verificar uma organização que investe pesado em tecnologia e estrutura. Para sua surpresa, porém, os tão esperados resultados não vem, deixando confusos os líderes da empresa. O segredo é que, infelizmente, muitos desses gestores se esquecem de um fator primordial para o sucesso desse processo: os colaboradores.
Em resumo, pode-se dizer, então, que essas companhias não se preocuparam em mudar sua cultura para essa nova era. No dia a dia, essa alteração representa toda uma atuação pautada na colheita, no armazenamento e na análise de dados. Sem isso, não há projeto que funcione, independentemente do investimento realizado. E esse é um dos grandes desafios do Big Data.
Baseando-se nessa pequena história, fica simples entender a importância de tornar essa uma companhia Data Driven. Isto é, uma empresa com pensamentos, estratégias e processos orientados em dados. Mais especificamente, o foco aqui está na informação retirada desse material e seus insights.
3. Big Data requer movimentos rápidos
Para tornar todo esse investimento justificável, se faz necessário apresentar resultados concretos e ideias que realmente funcionaram. E, com esta finalidade, é imprescindível que haja rapidez nas respostas e movimentações no mercado. Existem, entretanto, dois desafios para isso, que acabam por complicar a implementação do Big Data. O primeiro diz respeito às habilidades da equipe, enquanto o segundo se refere à sua autonomia.
Quando se foca no primeiro ponto, é preciso destacar que todo o seu time deve estar preparado para essa tecnologia. Mais do que serem capacitados na ferramenta, devem também contar com habilidades específicas para sua empresa. Aqui, alguns aspectos essenciais são trabalhar bem sob pressão, se comunicar com seus pares e agir sábia e rapidamente.
De nada adiantará ter profissionais com todas essas características se a própria organização os impede de agir. Dessa forma, é vital para o sucesso desse projeto que haja liberdade e autonomia para os colaboradores trabalharem. Ao se unir os dois pontos, você terá uma equipe capacitada e confiante, a qual tomará decisões mais rápidas e assertivas.
4. Big Data integrado a outras ferramentas de avaliação de dados
Quando se considera os dados brutos envolvidos com o Big Data, um dos desafios é integrar todas as fontes dos quais eles surgem. Aqui, o grande obstáculo está em, justamente, padronizar esse material, facilitando assim sua análise e tornando possível a criação de insights. Perceba, porém, que o foco aqui não está somente no onde, mas também no como esses dados são capturados.
Imagens, gráficos, planilhas, textos, GIFs, vídeos, conversas, formulários, redes sociais, site, e-mail marketing. Essas são apenas algumas das fontes que podem trazer informação valiosa para sua empresa. Imagine, porém, como analisar todos esses arquivos diversificados de maneira rápida e eficiente. De fato, é um desafio e tanto.
Para isso, o ideal é investir em soluções que apresentem dashboards integrados que facilitem a leitura dos dados. Mais do que isso, é preciso estruturar um local próprio para essa análise. Assim, torna-se mais viável verificar de maneira eficaz essa informação e, com isso, criar novas táticas de atuação. E são essas, portanto, que o trarão um trunfo importante e o diferenciarão no mercado.
. Veja também: Entrega contínua: Quais os benefícios de adotar essa estratégia em sua empresa?
As principais oportunidades do Big Data para o seu negócio
Ainda que haja muitos desafios na implementação do Big Data, não há dúvidas de que investir na estratégia é primordial. Superados esses contratempos, há uma infinidade de oportunidades das quais sua empresa pode se aproveitar para crescer e ganhar mercado. Assim, algumas dessas incríveis chances são:
- Insights: A criação de insights e ideias cresce conforme mais dados são analisados e transformados em informação;
- Análise: Com base nessas informações, ferramentas de Businness Intelligence e CRM podem te auxiliar a manipular e extrair conclusões;
- Riscos: Quanto mais pautadas as ações, menos riscos elas trazem consigo. Sabendo disso, é simples entender que o Big Data te ajuda a mitigar tais ameaças;
- Padrões: Após um período de análise, é possível iniciar a criação de padrões de consumo, atuação e resposta. E, baseado nestes, novas estratégias podem surgir;
- Retenção: Um dos objetivos de tudo isso é não somente aumentar as vendas, mas reter seus clientes. Para isso, nada melhor do que saber quais suas dores, demandas, e como auxiliá-lo;
- Segurança: Por fim, há um fator de proteção ligado ao investimento em soluções específicas de Big Data. Saem as planilhas e gráficos e surgem interfaces e dashboards seguros.
Como a iBLUE pode te ajudar com os desafios do Big Data?
Infelizmente, investir em novas tecnologias é sempre algo complicado, como pode-se ver pelos desafios do Big Data. Tais obstáculos, porém, não representam risco, desde que o processo seja feito junto a especialistas. Sabendo disso, o mais indicado é contar com quem agregue conhecimento e experiência ao projeto.
Assim, a iBlue surge como o parceiro ideal para sua empresa. Com mais de 100 colaboradores, possui uma equipe apta a te auxiliar em qualquer tarefa. A companhia atua como uma consultoria pautada em Estratégia Digital, Experiência e Tecnologia. Na prática, então trabalha para entender, criar e implementar ideias que possam gerar valor para sua empresa.
Precisando de ajuda com esse tema? Entre em contato conosco e vamos conversar para saber como podemos te ajudar!