data and analytics in business

Qual é o papel dos dados e análises nos negócios?

Existem grandes empresas como Amazon, Uber e Netflix que se apropriam dos dados para mover todo o contexto empresarial. E há aquelas que tratam dados apenas como um aspecto de projetos de tecnologia.

Com base em um material do Gartner, é possível compreender o papel dos dados e análises como um ativo corporativo e sua importância. Além disso, os meios de tratá-las e o papel humano nas ações. Acompanhe! 

Uso de dados

Dados e análises são um catalisador para a estratégia e transformação digital, pois permitem decisões mais rápidas, precisas e relevantes em contextos de negócios complexos e em rápida mudança.  

A estratégia digital consiste, portanto, em transformar números e informações em insights. Para tanto, é importante que gestores estratégicos estejam aptos a fazerem perguntas mais específicas por meio de dados, para melhorar o resultado e o impacto dessas decisões.

É importante destacar que, as decisões impulsionam a ação, mas também podem determinar quando não agir. Para aproveitar todo o potencial que os dados têm, existem alguns tipos de análise que são fundamentais. São elas:

  • Análise preditiva: o uso de dados do passado para prever eventos futuros;
  • Análise prescritiva: Tem como objetivo voltar o olhar analítico para as consequências das ações passadas;
  • Análise descritiva: Mineração em tempo real para obter respostas rápidas para questões do presente;
  • Análise Diagnostica: Realiza uma visão mais ampla dos dados. É utilizado para planejamentos.

Quais são os principais elementos da estratégia de dados e análises?

É importante que cada organização defina o que dados e análises significam para elas e quais iniciativas (projetos) e orçamentos são necessários para capturar as oportunidades. Confira as etapas principais no planejamento estratégico de dados e análises:

1 – Delimitar a missão e os objetivos da organização;

2 – Determinar o impacto estratégico de dados e análises sobre esses objetivos;

3 – Conectar cada ação para atingir metas de negócios usando dados e análises;

4 – Construir um roteiro estratégico de dados e análises;

5 – Implementar esse roteiro (ou seja, projetos, programas e produtos) com um modelo operacional consistente e moderno;

6 – Comunicar a estratégia de dados e análises e seu impacto e resultados para obter suporte para execução.

Todo o procedimento estratégico de análise de dados é tratado de forma mais simples se os envolvidos tiverem uma mentalidade voltada a aplicação dessas etapas. Essa mentalidade é desenvolvida de forma gradual e é chamada de alfabetização de dados.

O que é alfabetização de dados?

Gartner define alfabetização de dados como a capacidade de ler, escrever e comunicar dados. Requer uma compreensão das fontes de dados e construções, métodos analíticos, técnicas aplicadas e a capacidade de descrever a aplicação do caso de uso e o valor resultante.

Isso pode soar como um argumento para treinar todos os colaboradores como cientistas de dados, mas não é o caso. De uma perspectiva de negócios, você pode simplesmente resumir a alfabetização de dados como um programa para ajudar os líderes de negócios a aprender como fazer perguntas mais inteligentes sobre os dados ao seu redor.

Construir a alfabetização de dados dentro de uma organização é um desafio de cultura e gerenciamento de mudanças, não tecnológico. No entanto, esse tipo de mudança duradoura e significativa exige que as pessoas aprendam novas habilidades e comportamentos.

 As melhores práticas para as organizações incluem colocar muito mais ênfase e energia na parte de gerenciamento de mudanças de estratégia de dados e análises.

Como implementar análise estratégica de dados na minha empresa?

Implementar a alfabetização de dados é um investimento necessário, mas com resultados a longo prazo. Para antecipar o uso de dados de forma mais precisa possível, é interessante contar com o apoio de empresas especializadas.

Quanto maior o número de informações a serem coletadas e tratadas, maior pode ser a dificuldade de manipulá-las. A iBlue tem experiência com grandes empresas, oferecendo maneiras estratégicas de visualizá-las e utilizá-las da melhor maneira.

Acompanhe nosso blog e entenda mais sobre a expertise da iBlue com dados e análises.