A famosa frase “Os dados são o novo petróleo” tem ganhado força no mundo corporativo. Isso pode ser facilmente comprovado pelo esforço das empresas em apostarem em IA e Big Data para analisarem as informações de maneira mais prática, ágil e inteligente.
À medida que os dados disponíveis são avaliados com rapidez e precisão, maiores são as possibilidades de uma companhia adotar as melhores práticas para aperfeiçoar processos e iniciativas com foco em aprimorar a jornada do consumidor, aspecto crucial para expandir as vendas e a lucratividade em curto prazo.
Neste artigo, vamos detalhar como a inteligência artificial pode ser utilizada para melhorar a análise de dados de forma consistente. Confira!
Inteligência Artificial e Big Data: Como elas se relacionam?
Para entender melhor a relação entre IA e Big Data, é muito importante ter um conhecimento sobre esses dois termos. Afinal, é um requisito valioso diferenciá-los para compreender como eles podem ser usados a favor do seu negócio.
O Big Data é um recurso capaz de reunir uma grande quantidade de informações digitais na rede. Além disso, possibilita criar modelos que podem avaliar e antecipar a postura e a dinâmica de interações com alto nível de complexidade. Em geral, o Big Data atua com a rotina de navegação dos internautas e com outras informações inseridas pelos cidadãos na web.
Já a inteligência artificial envolve a capacidade de um software ou equipamento de realizar comandos de forma automática, a partir de um aprendizado. Ela permite que as informações coletadas por softwares e máquinas sejam utilizadas para agilizar processos e minimizar erros, que são comuns em tarefas repetitivas realizadas por seres humanos.
Para um equipamento executar ações automáticas de forma impecável, é preciso que haja um foco na relação entre IA e Big Data. O motivo é que o machine learning, também conhecido como aprendizado de máquina, usa códigos para varrer enormes quantidade de dados para identificar padrões.
Dessa forma, uma máquina é capaz de assimilar os procedimentos para executar uma determinada função. E isso a permite fazer ações de maneira muito mais rápida e eficiente do que um indivíduo ao realizar a mesma atividade manualmente.
Execução
Com base em tudo que abordamos até agora, é possível constatar que quanto mais dados o Big Data coletar, maiores são as chances de a inteligência artificial contribuir para a execução de diversas atividades ser concretizada de forma exemplar.
Um caso em que a relação IA e Big Data pode gerar excelentes resultados envolve o videomonitoramento do trânsito para identificar motoristas infratores. A partir da coleta de informações sobre as condutas equivocadas, um sistema ajuda a mostrar as situações em que os motoristas, por exemplo, avançam o sinal vermelho.
Se essa ação fosse feita por humanos, poderia haver erros que poderiam até mesmo punir motoristas de maneira injusta. Por isso, os recursos tecnológicos avançados são cada vez mais relevantes para executar tarefas com alta demanda de atenção, mesmo com a ausência de intervenção humana.
3 benefícios da IA aplicado ao Big Data
Com o objetivo de mostrar como a IA e Big Data podem atuar juntos de maneira exemplar, vamos mostrar vantagens significativas de esses dois recursos serem utilizados no dia a dia das organizações. Acompanhe!
Detectar desvios de padrão
O segmento de segurança pública enfrenta muitas dificuldades de acompanhar a criminalidade utilizando somente recursos humanos. Afinal, é muito custoso e arriscado colocar o efetivo o tempo todo nas ruas para monitorar e coibir os diversos tipos de crime.
Com um sistema capaz de identificar desvios de comportamento por meio da inteligência artificial, torna-se mais prático e eficiente monitorar delitos e acionar os profissionais de segurança pública para prender os criminosos com agilidade.
O uso da tecnologia para aperfeiçoar os serviços públicos é uma tendência cada vez mais forte e evidente. E isso pode ser verificado em todas as esferas, ou seja, nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Avaliar probabilidade de resultados no futuro
Quais as chances de um novo produto atingir um desempenho de vendas notável nos próximos três meses?
É uma pergunta que exige de um ser humano uma capacidade de análise acima da média. Vale ressaltar que a possibilidade de haver um erro na estimativa de faturamento de uma mercadoria é bem plausível.
Para verificar com mais assertividade se vale a pena ou não investir em um produto inovador, as empresas estão apostando na dupla IA e Big Data. Assim, coletam e analisam informações valiosas sobre a postura dos consumidores, o que contribui bastante para a tomada de decisão ser a melhor possível.
Reconhecer padrões
Uma campanha de marketing digital não se baseia somente em conteúdos criativos e com alto foco em persuasão. Por mais que um anúncio seja inteligente, é preciso constatar se ele realmente foi capaz de engajar o público-alvo.
A partir de um sistema com inteligência artificial, fica mais fácil ter dados estatísticos relevantes, como o horário em que o anúncio teve mais visualizações e engajamento. Além disso, permite verificar a região onde o conteúdo atingiu a audiência de maneira mais impactante.
Todas as informações coletadas e avaliadas possibilitam constatar se a estratégia de marketing digital está no caminho certo, além de proporcionar melhores condições de identificar o que pode ser aprimorado.
A inteligência artificial faz parte do futuro do Big Data?
É cada vez mais nítido que a dupla IA e Big Data tem uma relação de grande afinidade. Um dos motivos é que a capacidade de coletar dados de vários tipos possibilita bons resultados quando são adotados, em conjunto, mecanismos que facilitam a interpretação das informações e usá-las de acordo com os objetivos da companhia.
Atualmente, não faz o menor sentido investir, de maneira isolada, em Big Data e não considerar o papel da inteligência artificial para ter uma utilização estratégica das informações coletadas e analisadas. Por isso, é imprescindível contar com uma consultoria de ponta, como a da iBlue, para usar essas duas tecnologias e aproveitar as potencialidades da transformação digital.
Se deseja investir com maestria no avanço tecnológico, não perca tempo e entre em contato conosco agora mesmo! Um suporte diferenciado é crucial para vencer desafios!