Estamos passando pela era de dados. A quantidade de informações que são geradas em um piscar de olhos é impressionante. No entanto, o que realmente importa são os insights relevantes que as empresas podem tirar dessas mesmas informações. Para que isso seja possível, será necessário entender como funciona a análise de dados e como ela poderá impactar no ambiente corporativo.
Implementar Data Analytics é um passo para o futuro, através dela, é possível entender o comportamento do consumidor, identificar tendências de mercado e prever possíveis falhas de gestão. Entenda como no decorrer do texto.
O que o Data Analytics pode fazer pela sua empresa?
Alguns dos maiores problemas que as empresas podem enfrentar na atualidade, sem dúvida alguma, é o desperdício de dados, a ausência de informações e a consequente perda financeira. No entanto, implementar o data analytics com segurança, resulta em decisões de negócios mais inteligentes, aperfeiçoamento de tarefas operacionais e aumento da lucratividade.
Uma das principais vantagens é utilizar os insumos gerados pelos dados para a alcançar o sucesso em ações estratégicas. Dessa maneira, o conhecimento a respeito dos clientes poderá aumentar consideravelmente, ampliando as chances de lançar produtos e serviços mais assertivos.
Algumas das ações possíveis, incluem visualizar o comportamento de compra de seus clientes, entender os melhores horários de fechamento de pedidos, ticket médio e as variações sazonais, além de outros dados de extrema relevância para a divulgação de um produto ou serviço.
Uma empresa que já possui o data analytics implementado, garante a previsão de tendências e oportunidades, ainda atua com agilidade e eficiência nas operações por meio das técnicas de análise de dados. Então, por que não começar agora mesmo?
- Aproveite para ler também: IA e Big Data: Como a inteligência artificial ajuda a otimizar a análise de dados?
Obtenha resultados com a iBlue
A iBlue possui uma vasta experiência no mercado, ajudando empresas de diversos segmentos a entender, criar e implementar ideias de alto valor a partir dos dados. Para isso, acompanhamos as melhores soluções da atualidade, além de estarmos sempre atentos para identificar novas oportunidades.
Alguns benefícios da parceria, podem:
- Ajudar a captar e reter clientes;
- Desenvolver produtos mais direcionados;
- Otimizar precificação de produtos;
- Gerenciar riscos. Entre outros.
Além disso, contamos com uma equipe multidisciplinar preparada para ampliar os seus resultados. São mais de 150 colaboradores no cargo de arquitetos, engenheiros de software, designers UX e líderes de esquadrão para entregar um projeto de acordo com as suas necessidades.
Conheça as fases do data Analytics e inicie a implementação
Existem algumas fases que são próprias do Data Analytics e que não podem ser ignoradas pelas corporações para obter resultados positivos ao longo de sua implementação. Ao segui-las, a garantia de sucesso acaba sendo aumentada, assim como a redução de perdas.
Coleta de dados em fontes diferentes
Antes de implementar Data Analytics, é importante que a variedade, assim como o volume de dados internos, seja devidamente compreendida. Também será preciso saber em que bases eles estão disponíveis e em quais sistemas precisarão ser armazenados. Assim, ao organizar essas informações, sua utilização será mais simples e clara.
Todos os dados referentes ao mercado e suas bases externas precisam ser consideradas. Isso vai garantir que toda a riqueza das informações seja aproveitada ao máximo, levando em consideração todas as normas regulatórias que os protegem.
Integração e organização
Nessa fase, será preciso que os tipos de dados sejam devidamente integrados para que viabilizem futuras análises, tomando como base o cruzamento das mais variadas fontes disponíveis. Os critérios estabelecidos para a segurança e a permissão relacionada ao seu uso também precisam estar bem delineados.
Criação de soluções que apoiam as decisões
Nessa fase de implantação que envolve a criação de soluções que apoiam as decisões, é preciso fazer uma validação, limpeza, enriquecimento e consolidação de dados captados. É por meio desta etapa que os dados que não estiverem completos precisarão ser tratados, bem como erros e incoerências sejam totalmente descartados.
Acompanhamento dos resultados apresentados pela empresa
Por fim, há a fase de acompanhamento dos resultados. As soluções encontradas devem ser observadas com frequência, visando garantir uma maior aderência e resultados que tragam algum retorno positivo para a empresa. Dentre as principais ferramentas que serão utilizadas estão:
- Softwares de relatórios;
- Dashboards;
- Análise de estatísticas de indicadores técnicos e financeiros.
Implemente Analytics com a iBlue
Deseja implementar Data Analytics para usufruir de todos os benefícios que foram mencionados neste artigo? Levamos em consideração uma estratégia digital sólida ao lado da experiência e da tecnologia para entregar os melhores resultados! Entre em contato com um especialista iBlue.