Em um mundo cada vez mais exigente, é indispensável investir em inovação para se destacar frente a concorrência. O desenvolvimento de produtos digitais além de estar em voga no mercado, determina o quanto uma organização possui uma cultura, tanto orientada para a experiência do cliente, quanto para facilitar, solucionar e otimizar processos.
Algumas soluções em produtos digitais incluem:
- Chatbots de atendimento;
- Inteligência Artificial;
- Tecnologia mobile;
- Serviços de gestão à distância;
- Sistemas de gestão de vendas.
É importante destacar o grande potencial deste tipo de produto em termos de retorno sobre o investimento. A competitividade permite ganhos comerciais elevados ao direcionar suas estratégias para este modelo de negócio.
A partir daí, com base no cálculo do ROI vai ser possível planejar metas baseadas em resultados tangíveis e entender se está valendo a pena ou não investir em determinados produtos.
O que é ROI?
Na realização de novos investimentos, o ROI permite que o profissional entenda quais são as opções com maior potencial de retorno financeiro. Além disso, torna-se mais fácil para a empresa identificar se os resultados esperados com uma aquisição foram atingidos e o que pode ser feito para otimizar os ganhos. O cálculo do ROI é feito da seguinte maneira: ROI = (valor arrecadado – investimento) / investimento.
Se uma empresa investe 30 mil em um produto digital e tem um retorno de 120 mil, o cálculo vai indicar que o retorno obtido foi de 3 vezes o valor aplicado. A empresa conseguiu então um retorno de 300% no valor investido na criação.
Quais estratégias podemos utilizar para otimizar o ROI a partir do investimento em produtos digitais?
Existe uma série de produtos, alinhados a estratégias para maximizar a receita da sua empresa, fidelizar com mais facilidade seus clientes e criar fluxos de receitas futuras.
Veja alguns exemplos de produtos digitais e como a maneira como ele é desenvolvido, ajuda a otimizar o ROI:
1 – Redução de despesas
Produto – Para gestão de serviços, por exemplo, os produtos oferecem uma gama de benefícios que incluem o monitoramento de desempenho, previsão de demanda, transações comerciais digitalizadas entre outros.
Desenvolvimento – Para que dê certo é necessário que a equipe responsável pela criação, seja capaz de identificar as necessidades e particularidades da sua empresa. Dessa forma, além dos rendimentos gerados pelo produto digital, a empresa pode economizar ao evitar que sejam direcionados investimentos em recursos pouco estratégicos, auxiliando na otimização do ROI.
2 – Expansão de pontos de atendimento
Produto – A interação com clientes é fator primordial para se obter retorno financeiro. Um chatbot ou uma plataforma de autoatendimento, por exemplo, podem atuar desde um suporte simples e resposta para dúvidas, quanto para a finalização de um pagamento de compras.
De acordo com Gartner, a penetração de mercado de um chatbot tem eficiência para mais de 50% do público-alvo. Uma das razões para o impacto pode se dar, pelo que a consultoria chama de mudança de “o usuário aprende a interface” para “o chatbot aprende o que o usuário quer”. Aumentando a facilidade em oferecer mais e melhor para obter retorno sobre o investimento.
Desenvolvimento – O Gartner indica também que escalar e operacionalizar ainda é um desafio em alguns casos, devido à falta de equipes internas dedicadas para trabalhar em melhorias contínuas. O ideal é definir uma equipe com metodologias eficientes para que sejam capazes de aumentar o alcance de atendimento e as funções, sem que seja necessário o aumento do time inicial e demais custos operacionais. Muitas empresas recorrem ao outsourcing para otimizar este processo.
3 – Melhoria da experiência do cliente
Produto – Produtos voltados para a melhoria da experiência do cliente auxiliam na retenção e fidelização, agregando valor para sua empresa. Um estudo da Forrester Research, determinou que existe uma relação entre a qualidade da experiência do consumidor com o aumento do faturamento em 13 diferentes segmentos da indústria.
Desenvolvimento – O retorno sobre o investimento pode ser visualizado mesmo durante o desenvolvimento do produto. Por meio de pesquisas e testes realizados com o usuário, a equipe responsável poderá conhecer o que agrega valor ao produto, para que ele seja mais competitivo.
4 – Melhorar o engajamento dos colaboradores
Produto – Redes sociais internas auxiliam na melhoria da comunicação, que pode envolver apenas colaboradores ou se estender a todo o stakeholder, contribuindo para estreitar relacionamentos resultando em atividades mais efetivas e possibilidade de negociações mais simplificadas.
Desenvolvimento – Para viabilizar essas possiblidades e otimizar o ROI, a equipe responsável pela estruturação do produto digital, pode ter uma visão externa e imparcial, para que o produto seja inteligente e alinhado com os perfis de todo o stakeholder envolvido.
Resultados
Como resultado do desenvolvimento de produtos digitais, a empresa vai se tornar mais competitiva, vai solucionar demandas comuns próprias e de mercado e se feito de forma correta, será um investimento mais assertivo, com economia na produção e retorno positivo. Para saber mais sobre iBlue, convidamos você a acessar nosso blog e acompanhar nosso conteúdo.