Para que qualquer departamento de uma organização seja bem-sucedido, é necessário que haja uma equipe estruturada e alinhada com os processos. Quando se trata da aplicação dos conceitos de DevOps, que visam o desenvolvimento ágil dos produtos, a estrutura é ainda mais fundamental.
A abordagem que tem como princípio básico a colaboração entre equipes e a automatização dos processos, exige profissionais com capacidades técnicas e envolvidos nas características culturais da metodologia. Entenda como o DevOps necessita de equipes de alta performance para ter sucesso, no decorrer do texto.
O que é necessário para ter sucesso com equipes de DevOps
Para impulsionar o sucesso do DevOps, os gestores devem estabelecer equipes de performance e criar recursos de infraestrutura que se alinhem às necessidades dos envolvidos, para permitir a entrega rápida de valor.
Além do obstáculo de encontrar profissionais capacitados, existe uma dificuldade em escalar a partir do aumento das demandas da área de tecnologia. À medida que as atividades crescem, os ciclos de entrega podem se tornar mais lentos e a qualidade dos produtos mais frágeis.
Para obter resultados positivos, é interessante contar com equipes externas fundamentadas no ágil, como profissionais da iBlue, que são capazes de inserir o DevOps nos pontos chaves de desenvolvimento, para:
- Aumentar a velocidade e a qualidade do lançamento do produto, através da expertise em se apropriar dos requisitos, criar sinergia e demonstrar o valor;
- Ter conhecimento de uma abordagem escalável para DevOps, a fim de conseguir priorizar as demandas.
- Controlar os custos, com a capacidade de direcionar um consumo de infraestrutura eficiente.
- Ter suporte ao dimensionamento das equipes para canalizar profissionais aonde de fato é necessário.
As equipes responsáveis devem contar com a combinação certa de habilidades interpessoais e técnicas para garantir a eficiência da criação do produto a partir das diretrizes do DevOps e alinhados com os objetivos de negócios.
Características das equipes de alta performance
Para criar uma equipe multifuncional é importante selecionar especialistas versáteis, capazes de manter altos padrões de desempenho sem abrir mão da segurança. O diferencial de contar com uma empresa parceira, para montar a equipe, é ter como base os recursos, as habilidades e as tecnologias necessárias que já fazem parte do escopo de trabalho.
Deve-se levar em conta que toda a equipe deve atuar em estreita colaboração e em cooperação com as equipes internas. A contratação de especialistas externos ajudará não apenas a preencher a lacuna de talentos especializados, mas também de promover conhecimentos e técnicas de metodologias como o DevOps.
Segundo o Gartner, as equipes precisam ter características como:
- Capacidade de prosperar em equipes multifuncionais e promover a colaboração;
- Propensão e capacidade de automatizar continuamente processos (incluindo engenharia de software ou experiência em desenvolvimento);
- Versatilidade e experiência em resolução de problemas;
- Familiaridade com a metodologia de integração contínua/entrega contínua (CI/CD);
- Conhecimento em integração de sistemas;
- Capacidade de executar testes de desempenho de ponta a ponta;
- Fortes habilidades de comunicação;
- Proatividade na identificação e eliminação de obstáculos à agilidade;
- Conhecimento em monitoramento de desempenho.
Essas características fazem parte da abordagem de seleção de profissionais na iBlue. Contamos com especialistas de diversos níveis de senioridade, experiências e focados em metodologias ágeis, para desenvolver as melhores soluções. Fale com nossos especialistas!